segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Definições da EAD




“Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
   Na expressão "ensino à distância” a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância).  Preferimos a palavra "educação" que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente adequada."  (Moran , José Manuel, 2006)

"Educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.” (definição que consta no Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n.º 9.394/96).

“O ensino à distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial do ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes” (Aretio, in Ibánez, 1996, p. 10).
“Educação a distância é aquela modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente tradicional de ensino-aprendizagem, e também diz respeito à separação temporal entre o professor e o aluno. A junção das partes do ensino se dá por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet, mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular, o iPod, o notebook, entre outras tecnologias semelhantes. Na expressão ensino à distância a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). O termo educação é preferido por ser mais abrangente, embora nenhuma das expressões, seja considerada plenamente completa.” Site Wikipédia

“Uma atividade de ensino e aprendizado sem que haja proximidade entre professor e alunos, em que a comunicação bidirecional entre os vários sujeitos do processo (professor, alunos, monitores, administração) seja realizada por meio de algum recurso tecnológico intermediário, como cartas, textos impressos, televisão, radiodifusão ou ambientes computacionais” (ALVES; ZAMBALDE & FIGUEIREDO, 2004)

“A EAD é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, e por isso, não obedece a limites de lugar, tempo, ocupação ou idade. Elementos que demandam novos papéis para alunos e professores, bem como novas atitudes e novos enfoques metodológicos. Qualquer pessoa, independentemente de idade, ocupação tempo e lugar pode fazer uso dessa estratégia.” Llamas

“O ensino a distância é o tipo de método de instrução em que os procedimentos docentes acontecem à parte dos discentes, de tal modo que a comunicação entre o professor e o aluno possa se realizar através de textos impressos, meios eletrônicos, mecânico, ou outras técnicas”. (MOORE, 1972).
“O ensino a distância abrange as formas de estudo que não são dirigidas e/ou controladas pela presença do professor na aula, ainda que se beneficiem do planejamento, guia e ensinamentos de professores-tutores, ou através de algum meio de comunicação social que permite a interação professor/aluno, sendo este último o exclusivo responsável pelo ritmo e realização de seus estudos.” (ZAMORA, 1981, apud GARCIA ARETIO, 1987).
 [...] uma estratégia para operacionalizar os princípios e fins da educação permanente e aberta, de tal modo que qualquer pessoa, independentemente de tempo e espaço, possa converter-se em sujeito protagonista de sua própria aprendizagem, graças ao uso sistemático de materiais educativos, reforçado com diferentes meios e formas de comunicação” (MARTINEZ, 1985).
EAD é, por definição, um processo educativo em que a aprendizagem é realizada com a separação física – geográfica e/ou temporal – entre participante (aluno) e formador (especialista). Esse distanciamento pressupõe um processo de comunicação que induz à aprendizagem mediante a utilização de um conjunto de recursos tecnológicos que ultrapassa a comunicação oral. FUNDAP.
As definições pesquisadas sobre a educação à distância são muitas e se apresentam com algumas variações, contudo se pode observar que existem elementos que são primordiais para que se incorra na EAD, como os abaixo descritos:
ü  Preparação e planejamento de materiais pela instituição educacional;
ü  Professor e aluno não se encontram fisicamente no mesmo local;
ü  A necessidade de um meio de comunicação de duas vias;
ü  A transmissão dos conteúdos educativos é efetuada através da utilização de meios técnicos de comunicação.
Acrescenta Moran a possibilidade de que ocorram participações presenciais, que segundo outros autores serviriam de complemento de um processo.
Desta forma, podemos ressaltar que a mudança se encontra no conceito de aula, pois o professor permanecerá neste processo de ensino-aprendizagem, com procedimentos enriquecidos com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), incentivando os discentes em discussões e pela busca do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário