segunda-feira, 22 de agosto de 2011

História da EAD

Em sua forma empírica, a educação a distância (EaD) é conhecida desde o século XIX, mas somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, evoluindo com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico.
Antiguidade
Na  Grécia antiga e posteriormente em Roma, existiam redes de comunicação que permitiam o desenvolvimento significativo da correspondência e, por consequência, a troca de informações.
Séculos XVII e XVIII
Com a Revolução Científica iniciada no século XVII, as cartas comunicando informações científicas inauguraram uma nova era na arte de ensinar. Informa Lobo Neto (1995), que o primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips, em 20 de março de 1728: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston".
Século XIX
Em 1833, na Suécia um anúncio publicado já se referia ao ensino por correspondência, e em 1840, na Inglaterra, Isaac Pitman sintetizou os princípios da taquigrafia em cartões postais que trocava com seus alunos. No entanto, o desenvolvimento de uma ação institucionalizada de educação a distância teve início a partir da metade do século XIX.
Berlim (1856), Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas. Em1873, em Boston, Anna Eliot Ticknor criou a Society to Encourage Study at Home. Em 1891, Thomas J. Foster iniciou em Scarnton (Pensilvânia) o International Correspondence Institute, com um curso sobre medidas de segurança no trabalho de mineração.
Em 1891, a administração da Universidade de Wisconsin aceitou a proposta de seus professores para organizar cursos por correspondência nos serviços de extensão universitária. Um ano depois, o reitor da Universidade de Chicago, William R. Harper, que já havia experimentado a utilização da correspondência na formação de docentes para as escolas dominicais, criou uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão.
Em meados de 1895, em Oxford, Joseph W. Knipe, após experiência bem-sucedida preparando por correspondência duas turmas de estudantes, para o Certificated Teacher’s Examination, iniciou os cursos de Wolsey Hall utilizando o mesmo método de ensino. Em 1898, em Malmö, na Suécia, Hans Hermod, diretor de uma escola que ministrava cursos de línguas e cursos comerciais, ofereceu o primeiro curso por correspondência, dando início ao famoso Instituto Hermod.
História Moderna
No final da Primeira Guerra Mundial, surgiram novas iniciativas de ensino a distância em virtude do aumento da demanda social por educação.
O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Em 1922, a antiga União Soviética e a França em 1939, organizaram um sistema de ensino por correspondência.
Após as décadas de 1960 e 1970, a educação a distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passou a incorporar o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de multimeios.
Atualmente, o ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas quanto em países em desenvolvimento.
A educação a distância foi utilizada inicialmente como recurso para superação de deficiências educacionais, para a qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. Hoje  é vista por muitos como uma modalidade de ensino alternativo que pode complementar parte do sistema regular de ensino presencial. Como exemplo podemos citar a Universidade Aberta que oferece comercialmente somente cursos a distância, sejam cursos regulares ou profissionalizantes. A Virtual University oferece cursos gratuitos.
Gerações
O desenvolvimento da EaD pode ser descrito basicamente em três gerações, conforme os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação de cada época.
  • Primeira geração: Ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso iniciado no século XIX. Nesta modalidade, por exemplo, o pioneiro no Brasil é o Instituto Monitor, que, em 1939, ofereceu o primeiro curso por correspondência, de Radiotécnico. Em seguida, temos o Instituto Universal Brasileiro atuando há mais de 60 anos nesta modalidade educativa.
  • Segunda geração: Teleducação/Telecursos, com o recurso aos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação síncrona predominou neste período. Nesta fase, por exemplo, destacaram-se a Telescola, em Portugal, e o Projeto Minerva, no Brasil.
  • Terceira geração: Ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação é assíncrona em tempos diferentes e as informações são armazernadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da World Wide Web possibilitaram avanços na educação a distância nesta geração do século XXI. Hoje os meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, blogues, espaços wiki, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.
Existem outras gerações,contudo  assemelhadas:

1ª geração: Tecnologia Impressa – caracterizada pelo estudo por correspondencias.
2ª geração: Multimidia – baseada em material impresso e tecnologias de audio e video.
3ª geração: Multimidia Interativa – caracterizada pela aplicação das tecnologias da telecomuniação/satélite, cabo ou linhas de ISDN (integrated services digital network). Essa tecnologia tambem recebe o nome de RDSI (rede digital de serviço integrados).
4ª geração: Apredndizagem flexivel – baseada no uso do computador e da internet.
5ª geração: Inteligencia de Aprendizagem Flexivel – utiliza recursos da internet agregando processos automatizados avançados.

As gerações mencionadas por Moore e Kearsley (1996):

1ª- Estudo por correspondência, no qual o principal meio de comunicação eram materiais impressos, geralmente um guia de estudo, com tarefas ou outros exercícios enviados pelo correio.

Surgem as primeiras Universidades Abertas, com design e implementação sistematizadas de cursos a distância, utilizando, além do material impresso, transmissões por televisão aberta, rádio e fitas de áudio e vídeo, com interação por telefone, satélite e TV a cabo.

3ª - Esta geração é baseada em redes de conferência por computador e estações de trabalho multimídia.

Conclui-se que as gerações podem ter até diferentes formas de escrita, contudo todos entendem que a melhor forma de descrevê-las está relacionada à cronologia do avanço e recurso tecnológico de comunicação.

A divisão que poderia estar proposta se relacionaria como descrito abaixo:
1ª geração: Meio de comunicação por impressão – caracterizada pelas correspondencias.
2ª geração: Meio de comunicação visual – caracterizada por material de audio e video.
3ª geração: Meio de comunicação virtual – caracterizada por recursos do computador e da internet.
Aspecto ideológico
A EaD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Seus referenciais são fundamentados nos quatro pilares da Educação do Século XXI publicados pela UNESCO, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

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